Progressão Aritmética - Trilha

Progressão Aritmética - Prof. João Capri

Progressão Aritmética

Uma jornada matemática pelo mundo das sequências

Prof. João Capri

www.joaocapri.com.br
Investigação Matemática

Missão do Explorador de Sequências

Bem-vindo, futuro explorador das progressões aritméticas! Nesta jornada, você vai desvendar os segredos das sequências numéricas, conhecimento essencial para qualquer aventureiro matemático que deseja ter sucesso no vestibular.

Sua missão é dominar as fórmulas e técnicas para calcular termos, somas e resolver problemas envolvendo progressões aritméticas, conquistando o conhecimento necessário para enfrentar qualquer desafio.

Iniciar Jornada
Mais materiais
Conceitos Básicos
Termo Geral
Soma dos Termos
Termo Médio
Aplicações

Conceitos Básicos

Uma Progressão Aritmética (PA) é uma sequência numérica em que cada termo, a partir do segundo, é igual à soma do termo anterior com uma constante r. Essa constante é chamada de razão da progressão.

a₁ a₂ a₃ a₄ ... +r +r +r +r

Em uma progressão aritmética, a diferença entre dois termos consecutivos é sempre a mesma.

Definição Formal

Uma sequência \((a_1, a_2, a_3, ..., a_n, ...)\) é uma progressão aritmética quando existe um número real \(r\) tal que:

\(a_2 - a_1 = a_3 - a_2 = ... = a_n - a_{n-1} = r\)

O número \(r\) é chamado de razão da progressão aritmética.

Exemplo

Determine se a sequência (3, 7, 11, 15, 19, ...) é uma progressão aritmética e, em caso afirmativo, qual é a sua razão.

Resolução:

Vamos calcular as diferenças entre termos consecutivos:

\(a_2 - a_1 = 7 - 3 = 4\)

\(a_3 - a_2 = 11 - 7 = 4\)

\(a_4 - a_3 = 15 - 11 = 4\)

\(a_5 - a_4 = 19 - 15 = 4\)

Como as diferenças são todas iguais a 4, a sequência é uma progressão aritmética com razão \(r = 4\).

Exercício

A sequência (5, 1, -3, -7, -11, ...) é uma progressão aritmética?

Ver Solução

Resolução:

Vamos calcular as diferenças entre termos consecutivos:

\(a_2 - a_1 = 1 - 5 = -4\)

\(a_3 - a_2 = -3 - 1 = -4\)

\(a_4 - a_3 = -7 - (-3) = -4\)

\(a_5 - a_4 = -11 - (-7) = -4\)

Como as diferenças são todas iguais a -4, a sequência é uma progressão aritmética com razão \(r = -4\).

Mais exercícios
Próximo: Termo Geral

Termo Geral da PA

O termo geral de uma progressão aritmética é uma fórmula que nos permite calcular qualquer termo da sequência, conhecendo o primeiro termo e a razão.

a₁, a₁+r, a₁+2r, a₁+3r, a₁+4r, ... aₙ = a₁ + (n-1)r

Fórmula do Termo Geral

\(a_n = a_1 + (n-1) \cdot r\)

Onde:

  • \(a_n\) é o termo de posição \(n\) (ou n-ésimo termo)
  • \(a_1\) é o primeiro termo da PA
  • \(r\) é a razão da PA
  • \(n\) é a posição do termo que queremos encontrar

Exemplo

Em uma PA de primeiro termo 5 e razão 3, determine o 10º termo.

Resolução:

Dados: \(a_1 = 5\), \(r = 3\) e \(n = 10\)

Aplicando a fórmula do termo geral: \(a_n = a_1 + (n-1) \cdot r\)

\(a_{10} = 5 + (10-1) \cdot 3\)

\(a_{10} = 5 + 9 \cdot 3\)

\(a_{10} = 5 + 27\)

\(a_{10} = 32\)

Portanto, o 10º termo da PA é 32.

Exemplo 2

Determine o 1º termo de uma PA, sabendo que o 6º termo é 13 e o 10º termo é 25.

Resolução:

Para resolver este problema, precisamos encontrar os valores de \(a_1\) e \(r\) usando as informações fornecidas.

Sabemos que \(a_6 = 13\) e \(a_{10} = 25\)

Aplicando a fórmula do termo geral para \(a_6\):

\(a_6 = a_1 + (6-1) \cdot r\)

\(13 = a_1 + 5r\) ... (1)

Aplicando a fórmula do termo geral para \(a_{10}\):

\(a_{10} = a_1 + (10-1) \cdot r\)

\(25 = a_1 + 9r\) ... (2)

Subtraindo a equação (1) da (2), temos:

\(25 - 13 = (a_1 + 9r) - (a_1 + 5r)\)

\(12 = 4r\)

\(r = 3\)

Substituindo \(r = 3\) na equação (1):

\(13 = a_1 + 5 \cdot 3\)

\(13 = a_1 + 15\)

\(a_1 = 13 - 15 = -2\)

Portanto, o 1º termo da PA é -2.

Exercício

Em uma progressão aritmética, o 1º termo é 7 e a razão é -3. Qual é o 15º termo dessa progressão?

Ver Solução

Resolução:

Dados: \(a_1 = 7\), \(r = -3\) e \(n = 15\)

Aplicando a fórmula do termo geral: \(a_n = a_1 + (n-1) \cdot r\)

\(a_{15} = 7 + (15-1) \cdot (-3)\)

\(a_{15} = 7 + 14 \cdot (-3)\)

\(a_{15} = 7 + (-42)\)

\(a_{15} = -35\)

Portanto, o 15º termo da PA é -35.

Mais exercícios
Próximo: Soma dos Termos

Soma dos Termos da PA

A soma dos \(n\) primeiros termos de uma progressão aritmética pode ser calculada sem a necessidade de somar um a um. Existem fórmulas que nos permitem calcular essa soma de forma direta.

S₁, S₂, S₃, S₄, ..., Sₙ Sₙ = n·(a₁+aₙ)/2 Sₙ = n·[2a₁+(n-1)r]/2

Fórmulas da Soma

Existem duas fórmulas principais para calcular a soma dos \(n\) primeiros termos de uma PA:

\(S_n = \frac{n \cdot (a_1 + a_n)}{2}\)

Ou alternativamente:

\(S_n = \frac{n \cdot [2a_1 + (n-1)r]}{2}\)

Onde:

  • \(S_n\) é a soma dos \(n\) primeiros termos
  • \(a_1\) é o primeiro termo da PA
  • \(a_n\) é o n-ésimo termo da PA
  • \(r\) é a razão da PA
  • \(n\) é o número de termos a serem somados

Exemplo

Calcule a soma dos 20 primeiros termos da PA: (5, 8, 11, 14, ...).

Resolução:

Dados: \(a_1 = 5\), \(r = 3\) (pois \(8 - 5 = 3\)) e \(n = 20\)

Primeiro, precisamos calcular o vigésimo termo (\(a_{20}\)) usando a fórmula do termo geral:

\(a_{20} = a_1 + (20-1) \cdot r = 5 + 19 \cdot 3 = 5 + 57 = 62\)

Agora, podemos calcular a soma utilizando a primeira fórmula:

\(S_{20} = \frac{20 \cdot (5 + 62)}{2}\)

\(S_{20} = \frac{20 \cdot 67}{2}\)

\(S_{20} = \frac{1340}{2}\)

\(S_{20} = 670\)

Portanto, a soma dos 20 primeiros termos da PA é 670.

Exemplo 2

Calcule a soma de todos os números ímpares entre 1 e 100.

Resolução:

Os números ímpares entre 1 e 100 formam uma PA: 1, 3, 5, 7, ..., 99

Dados: \(a_1 = 1\), \(r = 2\) e \(a_n = 99\)

Precisamos descobrir o valor de \(n\), ou seja, quantos números ímpares existem entre 1 e 100:

Usando a fórmula do termo geral: \(a_n = a_1 + (n-1) \cdot r\)

\(99 = 1 + (n-1) \cdot 2\)

\(99 = 1 + 2n - 2\)

\(99 = 2n - 1\)

\(100 = 2n\)

\(n = 50\)

Agora, calculamos a soma utilizando a fórmula:

\(S_{50} = \frac{50 \cdot (1 + 99)}{2}\)

\(S_{50} = \frac{50 \cdot 100}{2}\)

\(S_{50} = \frac{5000}{2}\)

\(S_{50} = 2500\)

Portanto, a soma de todos os números ímpares entre 1 e 100 é 2500.

Exercício

Calcule a soma dos 15 primeiros termos da PA cujo primeiro termo é 4 e a razão é -2.

Ver Solução

Resolução:

Dados: \(a_1 = 4\), \(r = -2\) e \(n = 15\)

Vamos usar a segunda fórmula para calcular a soma:

\(S_n = \frac{n \cdot [2a_1 + (n-1)r]}{2}\)

\(S_{15} = \frac{15 \cdot [2 \cdot 4 + (15-1) \cdot (-2)]}{2}\)

\(S_{15} = \frac{15 \cdot [8 + 14 \cdot (-2)]}{2}\)

\(S_{15} = \frac{15 \cdot [8 + (-28)]}{2}\)

\(S_{15} = \frac{15 \cdot (-20)}{2}\)

\(S_{15} = \frac{-300}{2}\)

\(S_{15} = -150\)

Portanto, a soma dos 15 primeiros termos da PA é -150.

Mais exercícios
Próximo: Termo Médio

Termo Médio

O termo médio em uma progressão aritmética é um conceito importante que representa a média aritmética de dois termos equidistantes dos extremos.

a₁ am an am = (a₁ + an)/2

Termo Médio

Em uma PA com número ímpar de termos, o termo médio é aquele que ocupa a posição central da sequência e pode ser calculado pela média aritmética do primeiro e do último termo:

\(a_m = \frac{a_1 + a_n}{2}\)

Onde:

  • \(a_m\) é o termo médio (ou termo central)
  • \(a_1\) é o primeiro termo da PA
  • \(a_n\) é o último termo da PA

Se a PA tem \(n\) termos (sendo \(n\) ímpar), o termo médio é o termo de posição \(m = \frac{n+1}{2}\).

Exemplo

Em uma PA de 9 termos, o primeiro termo é 7 e o último termo é 31. Determine o termo médio.

Resolução:

Dados: \(n = 9\), \(a_1 = 7\) e \(a_9 = 31\)

Como a PA tem 9 termos (número ímpar), existe um termo médio.

O termo médio é o 5º termo (termo central), pois \(m = \frac{n+1}{2} = \frac{9+1}{2} = 5\)

Utilizando a fórmula do termo médio:

\(a_5 = \frac{a_1 + a_9}{2}\)

\(a_5 = \frac{7 + 31}{2}\)

\(a_5 = \frac{38}{2}\)

\(a_5 = 19\)

Portanto, o termo médio da PA é 19.

Exemplo 2

Dados três números em PA, sendo o primeiro 5 e o terceiro 13, determine o número do meio (termo médio).

Resolução:

Dados: \(a_1 = 5\) e \(a_3 = 13\)

Como temos 3 números em PA, o número do meio é o 2º termo, que é o termo médio da sequência.

Utilizando a fórmula do termo médio:

\(a_2 = \frac{a_1 + a_3}{2}\)

\(a_2 = \frac{5 + 13}{2}\)

\(a_2 = \frac{18}{2}\)

\(a_2 = 9\)

Portanto, o número do meio (termo médio) é 9.

Exercício

Em uma PA de 7 termos, o primeiro termo é -8 e a razão é 3. Determine o termo médio dessa progressão.

Ver Solução

Resolução:

Dados: \(n = 7\), \(a_1 = -8\) e \(r = 3\)

Primeiro, precisamos encontrar o último termo (\(a_7\)):

\(a_7 = a_1 + (7-1) \cdot r = -8 + 6 \cdot 3 = -8 + 18 = 10\)

Como a PA tem 7 termos (número ímpar), o termo médio é o 4º termo:

\(m = \frac{n+1}{2} = \frac{7+1}{2} = 4\)

Utilizando a fórmula do termo médio:

\(a_4 = \frac{a_1 + a_7}{2}\)

\(a_4 = \frac{-8 + 10}{2}\)

\(a_4 = \frac{2}{2}\)

\(a_4 = 1\)

Portanto, o termo médio da PA é 1.

Mais exercícios
Próximo: Aplicações

Aplicações da PA

As progressões aritméticas têm diversas aplicações em problemas reais e em questões de vestibulares. Vamos resolver alguns problemas mais elaborados envolvendo PA.

Problema 1: Soma dos Ângulos Internos

Os ângulos internos de um polígono formam uma PA. Se o menor ângulo mede 100° e a razão da PA é 5°, determine o número de lados do polígono.

Resolução:

Seja \(n\) o número de lados do polígono.

A soma dos ângulos internos de um polígono de \(n\) lados é dada por: \(S = (n - 2) \cdot 180°\)

Se os ângulos formam uma PA com primeiro termo \(a_1 = 100°\) e razão \(r = 5°\), então:

O último ângulo (n-ésimo termo) será: \(a_n = a_1 + (n-1) \cdot r = 100° + (n-1) \cdot 5°\)

A soma dos ângulos também pode ser calculada pela fórmula da soma da PA:

\(S = \frac{n \cdot (a_1 + a_n)}{2}\)

\(S = \frac{n \cdot (100° + 100° + (n-1) \cdot 5°)}{2}\)

\(S = \frac{n \cdot (200° + (n-1) \cdot 5°)}{2}\)

Igualando as duas expressões para a soma:

\((n - 2) \cdot 180° = \frac{n \cdot (200° + (n-1) \cdot 5°)}{2}\)

\(2 \cdot (n - 2) \cdot 180° = n \cdot (200° + (n-1) \cdot 5°)\)

\(360°n - 720° = 200°n + 5°n^2 - 5°n\)

\(360°n - 200°n - 5°n + 720° = 5°n^2\)

\(155°n + 720° = 5°n^2\)

\(5°n^2 - 155°n - 720° = 0\)

\(n^2 - 31n - 144 = 0\)

Usando a fórmula de Bhaskara:

\(n = \frac{31 \pm \sqrt{31^2 + 4 \cdot 144}}{2}\)

\(n = \frac{31 \pm \sqrt{961 + 576}}{2}\)

\(n = \frac{31 \pm \sqrt{1537}}{2}\)

\(n = \frac{31 \pm 39,2}{2}\)

\(n_1 = \frac{31 + 39,2}{2} \approx 35,1\) e \(n_2 = \frac{31 - 39,2}{2} \approx -4,1\)

Como \(n\) representa o número de lados de um polígono, deve ser positivo. Como não existe polígono com número decimal de lados, arredondamos para \(n = 36\).

Portanto, o polígono tem 36 lados.

Problema 2: Aplicação Financeira

Uma pessoa decide economizar, depositando R$ 100,00 no primeiro mês e aumentando o depósito em R$ 20,00 a cada mês. Quanto ela terá depositado ao final de 2 anos?

Resolução:

Temos uma PA com \(a_1 = 100\) e \(r = 20\)

Queremos calcular a soma dos depósitos ao longo de 2 anos, ou seja, 24 meses.

Primeiro, calculamos o valor do 24º depósito:

\(a_{24} = a_1 + (24-1) \cdot r = 100 + 23 \cdot 20 = 100 + 460 = 560\)

Agora, calculamos a soma utilizando a fórmula:

\(S_{24} = \frac{24 \cdot (a_1 + a_{24})}{2}\)

\(S_{24} = \frac{24 \cdot (100 + 560)}{2}\)

\(S_{24} = \frac{24 \cdot 660}{2}\)

\(S_{24} = \frac{15840}{2}\)

\(S_{24} = 7920\)

Portanto, ao final de 2 anos, a pessoa terá depositado R$ 7.920,00.

Exercício para o Vestibular

Em um teatro, as poltronas estão dispostas em fileiras. Na primeira fileira há 20 poltronas, na segunda há 23, na terceira há 26, e assim por diante, em progressão aritmética. Se o teatro tem 15 fileiras, qual é o número total de poltronas?

Ver Solução

Resolução:

As poltronas formam uma PA com \(a_1 = 20\) e \(r = 3\) (pois \(23 - 20 = 3\))

Queremos encontrar o número total de poltronas nas 15 fileiras, ou seja, a soma dos 15 primeiros termos da PA.

Primeiro, calculamos o número de poltronas na 15ª fileira:

\(a_{15} = a_1 + (15-1) \cdot r = 20 + 14 \cdot 3 = 20 + 42 = 62\)

Agora, calculamos a soma utilizando a fórmula:

\(S_{15} = \frac{15 \cdot (a_1 + a_{15})}{2}\)

\(S_{15} = \frac{15 \cdot (20 + 62)}{2}\)

\(S_{15} = \frac{15 \cdot 82}{2}\)

\(S_{15} = \frac{1230}{2}\)

\(S_{15} = 615\)

Portanto, o teatro tem um total de 615 poltronas.

Desafio do Vestibular

Em uma PA, a soma do quinto termo com o nono termo é igual a 40, e a soma do oitavo com o décimo quinto termo é igual a 74. Qual é o vigésimo termo dessa PA?

Ver Solução

Resolução:

Vamos chamar o primeiro termo de \(a_1\) e a razão de \(r\).

Dadas as informações:

\(a_5 + a_9 = 40\) ... (1)

\(a_8 + a_{15} = 74\) ... (2)

Usando a fórmula do termo geral:

\(a_5 = a_1 + 4r\)

\(a_9 = a_1 + 8r\)

\(a_8 = a_1 + 7r\)

\(a_{15} = a_1 + 14r\)

Substituindo na equação (1):

\(a_5 + a_9 = (a_1 + 4r) + (a_1 + 8r) = 2a_1 + 12r = 40\) ... (3)

Substituindo na equação (2):

\(a_8 + a_{15} = (a_1 + 7r) + (a_1 + 14r) = 2a_1 + 21r = 74\) ... (4)

Subtraindo a equação (3) da equação (4):

\((2a_1 + 21r) - (2a_1 + 12r) = 74 - 40\)

\(9r = 34\)

\(r = \frac{34}{9}\)

Substituindo \(r = \frac{34}{9}\) na equação (3):

\(2a_1 + 12 \cdot \frac{34}{9} = 40\)

\(2a_1 + \frac{408}{9} = 40\)

\(2a_1 = 40 - \frac{408}{9}\)

\(2a_1 = \frac{360 - 408}{9}\)

\(2a_1 = \frac{-48}{9}\)

\(a_1 = \frac{-24}{9} = \frac{-8}{3}\)

Agora, calculamos o vigésimo termo:

\(a_{20} = a_1 + 19r = \frac{-8}{3} + 19 \cdot \frac{34}{9}\)

\(a_{20} = \frac{-8}{3} + \frac{646}{9}\)

\(a_{20} = \frac{-24 + 646}{9}\)

\(a_{20} = \frac{622}{9}\)

Portanto, o vigésimo termo da PA é \(\frac{622}{9}\), aproximadamente 69,11.

Mais exercícios
Concluir Jornada

Parabéns, Explorador de Sequências!

Você concluiu a jornada pelas progressões aritméticas. Agora você possui o conhecimento necessário para resolver problemas envolvendo PA, fundamentais para o vestibular.

Resumo das Fórmulas

Conceito Fórmula Aplicação
Termo Geral \(a_n = a_1 + (n-1) \cdot r\) Calcular o valor de um termo específico da PA
Soma dos Termos \(S_n = \frac{n \cdot (a_1 + a_n)}{2}\) Somar os \(n\) primeiros termos da PA
Soma Alternativa \(S_n = \frac{n \cdot [2a_1 + (n-1)r]}{2}\) Somar os \(n\) primeiros termos sem conhecer \(a_n\)
Termo Médio \(a_m = \frac{a_1 + a_n}{2}\) Calcular o termo médio em uma PA com número ímpar de termos

Dicas para o vestibular

  • Identifique rapidamente se uma sequência é PA verificando se a diferença entre termos consecutivos é constante
  • Memorize as fórmulas principais (termo geral e soma)
  • Pratique problemas de PA em diferentes contextos (finanças, geometria, física)
  • Aprenda a montar equações a partir das informações do problema
  • Verifique seus resultados substituindo valores na PA original

Próximos Passos

  • Estude progressões geométricas (PG)
  • Explore problemas mistos de PA e PG
  • Conheça progressões harmônicas
  • Aprofunde-se em sequências especiais (Fibonacci, etc.)
  • Aplique PA em problemas de matemática financeira

Prof. João Capri

Curso Pré-Vestibular - Matemática

Novidades em breve!